Voc j ouviu falar em doena celaca?

Por: | Data da Postagem: 24/09/2021

A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten (proteína encontrada no trigo, cevada e aveia) e acontece porque o corpo não produz ou produz pouca enzima capaz de degradar o glúten, provocando uma reação do sistema imune onde a ingestão desse componente passa a danificar o revestimento do intestino delgado e a interferir na absorção dos nutrientes.
Vale informar que a doença celíaca é diferente da intolerância ao glúten, os sintomas são semelhantes, porém, ao contrário da doença, a sensibilidade ao glúten não danifica o intestino delgado e não tem relação com o sistema imunológico da pessoa
Essa doença pode vir a se manifestar tanto em bebês no momento em que começam a variar a alimentação, quanto durante a vida adulta. E pode ser ainda mais comum em pessoas que possuem membro da família com doença celíaca ou dermatite herpetiforme ou que possuam diabetes tipo 1, síndrome de Down, síndrome de turner, tireoidite autoimune, colite microscópica, doença de Addison e artrite reumatoide.
Os sintomas mais frequentes são diarreia crônica, gases, irritabilidade, cansaço, perda de peso sem justificativa ou anemia sem causa aparente. Mas, algumas pessoas também podem não apresentar sintomas ao diagnóstico, tendo a doença celíaca assintomática. Por isso é sempre importante monitorar a saúde através da realização de exames periódicos, pois é através deles que se torna possível detectar doenças precocemente.  
Tanto que, dentre os exames utilizados para obter um diagnóstico da doença encontram-se os exames de sangue com dosagem de anticorpos específicos para a doença: Anti-endomísio e Anti-transglutaminase.
A doença celíaca não tem cura e os sintomas só desaparecem por completo com a adoção de uma dieta de eliminação do glúten, dessa forma, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida. Caso contrário, as chances de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade será grande.
Gostou do conteúdo? Compartilha com um amigo que também vai gostar de saber sobre esse assunto... E até a próxima semana 😉