Saúde do bebê: Teste do Pezinho
Por: Publicidade | Data da Postagem: 12/03/2019
O nascimento de um bebê é o momento mais esperado pelos pais, durante o período gestacional. O desejo é sempre maior de conhecer o rostinho do filho e, principalmente, ter certeza de que ele nasceu saudável. A partir do nascimento devem ser realizados alguns exames que podem detectar problemas, como o Teste do Pezinho.
Para a identificação de alguns distúrbios ou anormalidades, testes de triagem metabólica, como o teste do pezinho, são solicitados a partir dos primeiros dias de vida para identificação de transtornos que incluem: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cística.
Com a detecção precoce, há a possibilidade de prevenir sequelas e outras manifestações, aumentando a viabilidade de um desenvolvimento saudável do bebê. Este exame deve ser realizado, preferencialmente, ainda na primeira semana de vida. O Teste do Pezinho é realizado a partir de uma amostra de sangue retirada do calcanhar do bebê para análise. O exame é feito no calcanhar porque é a uma região rica em vasos sanguíneos e menos dolorosa, facilitando a coleta.