24 de Março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Por: Publicidade | Data da Postagem: 12/06/2019

Saiba mais sobre a doença, modos de transmissão e, principalmente, como se proteger.

O dia 24 de março é considerado como Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença infecciosa causada pelo bacilo Koch, que afeta com mais frequência os pulmões (tuberculose pulmonar), mas também pode atacar outros órgãos e sistemas, como gânglios, ossos, meninges e rins (tuberculose extrapulmonar). De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2016 foram detectados no Brasil cerca de 72 mil novos casos e 4,5 mil mortes, em decorrência da tuberculose.

A bactéria pode se espalhar pelo ar, quando pessoas infectadas tossem, falam, cospem ou espirram. No entanto, quando o órgão afetado não é o pulmão ou a laringe, não há transmissão.

 

Os principais sintomas da doença são:

 

Tosse por mais de três semanas

Febre Vespertina

Dificuldade para respirar

Suor noturno

Dor torácica

Fadiga

Diagnóstico

O PPD é um exame de triagem padrão para identificar a presença de infecção pela bactéria e, assim, auxiliar o diagnóstico da tuberculose. Normalmente esse exame é feito em pessoas que estiveram em contato direto com pacientes infectados pela bactéria. Para realizá-lo não é necessário ficar de jejum ou ter outro cuidado especial, sendo apenas recomendado informar o médico caso se esteja usando algum tipo de medicação.

Quando o PPD é positivo existem grandes chances de se estar contaminado pela bactéria. Mas, vale ressaltar que somente o exame PPD não é suficiente para confirmar ou excluir a doença, por isso, em caso de suspeita de tuberculose, o médico deverá solicitar outros exames, como radiografia de tórax ou pesquisa da bactéria no escarro, por exemplo.

Prevenção

A vacina BCG, aplicada em crianças, é considerada a principal maneira de prevenir a tuberculose. Esse tipo de vacina ajuda a proteger contra os casos mais graves da doença.

Uma dica é manter para evitar a doença é manter os ambientes ventilados e com entrada de luz solar, e evitar o contato prolongado com pessoas com tuberculose.

Vale ressaltar que a doença tem cura e o tratamento é de no mínimo seis meses.