Laboratório do Einstein cria relatório com genótipo e subgenótipo do HBV

Por: LabNetwork | Data da Postagem: 18/07/2016

O Laboratório Clínico do Einstein desenvolveu uma solução para automatizar o processo de análise dos dados para os exames de genotipagem de vírus.

Essa ferramenta gera um  relatório completo com o genótipo e subgenótipo do HBV, assim como os medicamentos mais indicados para o tratamento do paciente.

A plataforma web possui uma interface segura, intuitiva e engloba um conjunto de banco de dados públicos e privados para otimizar o processo de análise. Esse sistema tem como input a sequência fasta extraída dos sequenciadores de segunda geração (ABI3500, ABI3500xL, ABI3730, ABI3730xL) e através de um pipeline interno de classificação é determinado o genótipo e subgenótipo do HBV.

Após a genotipagem o sistema identifica as variantes presentes no vírus, através de um pipeline interno de bioinformática e compara com uma base de dados privada, determinando o(s) medicamento(s) indicado(s) para o tratamento e o tipo de resistência, quando encontrada.

O sistema possui também a funcionalidade de compartilhamento do resultado, via e-mail, assim como a produção de relatórios dos exames executados, por paciente, data, vírus, genótipo e subgenótipo. Permite também exportar os resultados no padrão CSV para o MS Excel, possibilitando uma integração com os sistemas legados do laboratório.

“Outro ponto importante que merece ser mencionado é que poucos laboratórios do Brasil participam de testes de proficiência internacionais, como o CAP. O relatório produzido por esse sistema segue os padrões internacionais sugeridos pelo Laboratório Clínico do Einstein, que é certificado pelo CAP”, diz Denise Rahal Lobato, Coordenadora do Centro de Inovação do Einstein.